This website and selected third parties use cookies or similar technologies for technical purposes and, with your consent, for other purposes as specified in the cookie policy.

'CARVALHO DESIGN LAB'

Carvalho Design Lab é um studio de design gráfico especializado em identidade visual e branding sediado no Rio Grande do Sul, Brasil. Eu, Matheus Carvalho, sou o designer proprietário do studio, e também o designer responsável por este projeto.

O conceito fundamental do projeto de design do studio é tripartido: homenagem, subversão e expressividade humana. É esse o motivo que sustenta, por exemplo, uma das derivações formais do símbolo em um grafismo com três símbolos conectados, girados em ângulos alternados em intervalos de 45º. Esse grafismo é extremamente importante para a marca, pois, ao mesmo tempo que expressa a complexa e fortemente atada relação entre os três conceitos, também expressa as suas inerentes diferenciações no processo criativo. Diferenças essas expressas no direcionamento ao qual cada face se posiciona. São nestes detalhes de projeto em que a perspectiva filosófica e epistemológica do estúdio se expressa. Tive mais de vinte anos enquanto artista visual e meia década enquanto designer propriamente dito para lapidar tais perspectivas, então considero-as muito importantes para o desenvolvimento do trabalho do estúdio.

Então, vamos lá, o que é tão interessante no que se refere à relação entre a homenagem, subversão e expressividade? 

Em resumo: entendo que a expressividade é inerentemente, diretamente atrelada a ambos. Quando nos expressamos, estamos inconscientemente juntando, misturando, alterando e filtrando nossos próprios registros psíquicos. Estamos acessando nossa livraria mental de referências fenomenológicas. Nossos registros se revelam por essa expressão. Como um sintoma. A expressão é um sintoma.

O que acontece, é que, nesta dinâmica de criação do novo (ao menos, partindo de nossa própria e limitada perspectiva), a ideia de subverter o que já foi feito se faz imperativa. Por definição. Ainda vou além e digo que a subversão de uma ideia, não como um fim em si mesmo, mas como parte de um processo orgânico, é a maior forma de se homenagear um artista. É o ato de pegar um arcabouço de um terceiro, e injetá-lo com os seus próprios registros. Naturalmente, subverte-se o que era anteriormente. Isso se dá não somente com um artista por vez, no que tange a referência, mas milhares.

Dito isso, o projeto de marca do studio expressa sutilmente tais perspectivas. Do branding a identidade visual, tais ideias foram seus fios condutores.